Charles J. Chaput, arcebispo de Filadélfia, cidade que receberá o Papa Francisco para o Encontro Mundial das Famílias, pronunciou-se sobre a nova encíclica papal "Laudato Si'”, afirmando que é "um profundo e complexo chamado à consciência, um desafio a todos nós para reexaminar o nosso cuidado com o meio ambiente e o nosso amor pelos pobres do mundo".
"A encíclica argumenta fortemente a favor de priorizar o bem comum, a dignidade dos marginalizados e a beleza da criação de Deus como um dom que necessitamos abraçar e compartilhar", acrescentou.
Charles Chaput, capuchinho franciscano, índio potawatomi e arcebispo de Filadélfia |
"Enquanto os filadelfianos se preparam para o Encontro Mundial das Famílias no outono, o Papa Francisco nos lembra que a família é uma escola de amor e responsabilidade, a semente de uma cultura da vida, que inclui a dignidade da terra e as necessidades de todos os seus povos", explica o arcebispo que, como capuchinho franciscano e índio potawatomi, parece se sentir confortável com uma encíclica que leva o título de um texto de Francisco de Assis e exalta a beleza da terra e da natureza.