domingo, 27 de março de 2016

Reza em Grupo - São Luís M. G. de Montfort



"(...) quando as pessoas rezam o Rosário juntas é muito mais terrível ao demônio que em particular, pois na oração pública trata-se de um exército que o ataca. Ele geralmente consegue vencer a oração de quem reza só, mas se esta oração for unida às de outros cristãos, o demônio terá muito mais trabalho para conseguir seu propósito. É fácil quebrar um só galho, mas se colocarem muitos outros juntos fazendo assim um feixe, não pode ser quebrado. “A união faz a força”. Os soldados se aglomeram num exército para vencer os inimigos; os maus espíritos se unem para fazermos perder nossas almas. Então, por que não podem os cristãos unirem suas forças a fim de ter JESUS CRISTO presente quando oram, para apaziguar a ira de DEUS Todo-Poderoso, a de alcançar Sua graça e misericórdia sobre nós, e de frustrar e vencer satanás e seus anjos com mais eficácia?

Caros confrades do Rosário, caso você viva na cidade ou no campo, perto de uma igreja paroquial ou de uma capela, vá lá ao menos todo entardecer (com aprovação do sacerdote paroquial), e reze o Rosário junto com aqueles que também o querem fazer em dois coros. Se não for possível rezar na igreja ou capela, que seja rezado na sua casa ou na de outrem. Pois esta é uma santa devoção que DEUS Todo-Poderoso, em Sua misericórdia, tem estabelecido nos lugares onde tenho dado missões, para conservar e acrescentar os bens conseguidos por esse meio e impedir o pecado.

Antes de estabelecer o Rosário, em tais povos e aldeias só se via bailes de libertinagem, devassidão, lascívia, blasfêmia, brigas e contendas abundavam. Não se ouvia outra coisa que música malignas e conversas de duplo sentido. Mas, agora, nada se ouve mais que hinos e o cântico do PAI Nosso e a Ave Maria. As únicas aglomerações que agora vêem são de vinte, trinta ou mais de cem pessoas que, numa determinada hora, cantam louvores a DEUS, como os religiosos o fazem. Há lugares onde o Rosário é rezado em conjunto, sendo um Terço de cada vez durante três ocasiões especiais do dia. Ah, que bênção dos Céus!

Da mesma forma como há pessoas más em toda parte, não fique pensando que onde você mora poderá ficar livre delas; sempre haverá aqueles que evitarão ir à igreja por causa do Rosário e eles zombarão dele e, com sua influência pelo mau exemplo e linguagem profana, provavelmente farão de tudo para que você não vá rezá-lo. Mas não desista. Estes infelizes serão separados de DEUS e do Céu para toda a eternidade, porque seu lugar será o Inferno, já aqui na Terra serão separados da companhia de CRISTO Nosso SENHOR e Seus servos e escravos."

- O Segredo do Rosário. São Luís M. G. de Montfort; 
páginas 77-78.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Pier Giorgio Frassati "Se Non Avessi L'Amore" - Breves Comentários


★★★

Pier Giorgio Frassati é um beato católico cuja a vida e exemplo muito tem a nos ensinar. 
O Filme italiano Se Non Avessi L´Amore se propõe a contar um pouco mais sobre a vida deste beato católico. A história de Frassati é sem duvida interessante, o filme retrata sua coragem e ativismo político, sua luta contra as ideologias comunistas e fascistas, seus desentendimentos com seu pai (liberal) e sua atuação caritativa buscando sempre auxiliar e ajudar os mais pobres. 

Porém, vi no filme certa carência, comum a outros filmes católicos que tenho comentado. O diretor esforça-se por retratar o personagem como alguém ‘’bonzinho’’, ‘’de bom coração’’. Não se insiste muito sobre a fortaleza dos santos (que é uma característica marcante de Pier Giorgio Frassati), e o ardor com os qual viveram e morreram pela Fé. Deste modo, o filme que poderia ser uma excelente combinação de ação, aventura e drama, se resume a um drama xoxo, e o potencial da história não é plenamente explorado. 

Recomendo o filme para que conheçam mais sobre a vida do beato Pier Giorgio é um bom filme mas, poderia sem dúvida ser bem melhor. 

O Heresiarca Lutero

Blood Money