domingo, 27 de setembro de 2015

O Islã como Problema Geopolítico - Carlos Ramalhete


O Islã é hoje um poderoso agente geopolítico; todavia, falta-nos a nós ocidentais uma visão mais clara sobre tal força, e por vezes caímos no erro de jogar todo o Islã dentro de um mesmo todo, ignorando as diversas ramificações, divisões e contradições internas presentes no interior da religião fundada por Maomé. 

Nas aulas que seguem abaixo, o Prof. Carlos Ramalhete faz um breve resumo histórico do surgimento e desenvolvimento do Islã, abordando também suas diversas ramificações, sua relação com o Ocidente, e seu perigo para o mundo de hoje.

domingo, 20 de setembro de 2015

Príncipes da Igreja - Dom Henrique Soares

Príncipes da Igreja 
por Dom Henrique Soares (via Facebook)


Explicando

Alguns de vocês gostam de chamar os Bispos de "Príncipes da Igreja".
Os Bispos são mesmos "príncipes"?

O Papa, com muitíssima razão, pediu que os Bispos não tenham "psicologia de príncipes"!

Repito a pergunta: os Bispos são ou não são príncipes?

Resposta: Depende do modo como se toma esta palavra!
"Príncipe" no sentido da fé cristã, vem de "princípio", fonte da vida e do dinamismo de algo. Por exemplo: no dogma trinitário, o Pai é o Princípio da Vida divina, dada ao Filho e ao Espírito Santo.
Na Ordenação Episcopal, pede-se, na Oração Consecratória, que o que está sendo ordenado receba do Pai pelo Filho o "Spiritus Principalis" (Espírito Principal), que o nosso Pontifical brasileiro traduz por Espírito Soberano. Seria melhor ter deixado "Espírito Principal".
Que significa isto? Que o Bispo é o Princípio da vida ministerial da Igreja diocesana: dele procede a pregação da fé católica, ele é o moderador da liturgia e o "Sumo Sacerdote" que preside no lugar do Senhor, ele é o princípio organizador da vida e do ministério eclesial. Para isto recebeu o Espírito de Principalidade! É assim que Pedro é Príncipe dos Apóstolos: colocando-se a serviço deles, da comunhão do Colégio Apostólico.

domingo, 6 de setembro de 2015

A Reconquista Ibérica - Marcelo Andrade


"De Covadonga cercado pelo Islão
Veio a nascer uma grande nação
Que pelos mares saiu em missão
Levando a novas terras o Evangelho Cristão"

Infelizmente em nossas escolas, pouco ou nada é dito sobre a história portuguesa; sequer temos ideia das épicas batalhas e eventos milagrosos que estão por trás desta nação que viria a trazer ao Novo Mundo a Fé Católica.

Nestas duas aulas, ministradas pelo Prof. Marcelo Andrade da Associação Cultural Montfort, podemos ter um vislumbre sobre esta bela história. Os dois vídeos dão conta de um período histórico de mais de oito séculos, comentando a situação da Península Ibérica durante o Império Romano, a formação do Reino Visigodo, a Invasão Muçulmana, a longa luta de reconquista e o nascimento de Portugal.

O Heresiarca Lutero

Blood Money