sábado, 20 de agosto de 2016

Filme: Diálogo das Carmelitas (1960)


Recentemente tive a graça de assistir o filme Diálogo das Carmelitas (1960), baseado na obra do célebre escritor francês George Bernanos. Filme antigo, ainda em preto e branco, porém primoroso do inicio ao fim, com um roteiro excelente, trilha sonora simples e bem trabalhada, além de uma atuação perfeita. Sem dúvida um dos melhores filmes que assisti que deixa a grande maioria dessas produções modernas no chinelo.

O filme nos ambienta em meio a clausura carmelita durante a época da sórdida revolução maçônica na França, enquanto a Revolução avança a perseguição a Igreja se intensifica, e as pobres filhas de Santa Teresa veem-se diante do supremo sacrifício do martírio.

O diretor não precisa de imagens de batalhas, ou do sangue escorrendo para mostrar a crueldade da revolução, os poucos diálogos revolucionários são suficientes para mostrar a crueldade desta pérfida conspiração e redespertar no espectador seu espírito monárquico.

Claro que não poderia deixar de citar o final icônico do filme de uma riqueza teológica fantástica.

O filme é muito bom, e o comentarista que vos escreve demasiado inadequado, portanto finalizo agora estas linhas, e segue abaixo o filme completo legendado.

O Heresiarca Lutero

Blood Money