A Beata Madre Teresa de Calcutá foi uma figura que marcou o século XX. Fundadora das Missionárias da Caridade, destacou-se pela sua obras de caridade em auxílio dos pobres, famintos, moribundos e necessitados na Índia e em todo o mundo.
Papa Bento XVI , em sua encíclica a Deus caritas est, chegou a citar Madre Teresa como exemplo de pessoa de oração e ao mesmo tempo de fé operativa:
"A piedade não afrouxa a luta contra a pobreza ou mesmo contra a miséria do próximo. A beata Teresa de Calcutá é um exemplo evidentíssimo do fato que o tempo dedicado a Deus na oração não só não lesa a eficácia nem a operosidade do amor ao próximo, mas é realmente a sua fonte inexaurível. Na sua carta para a Quaresma de 1996, essa beata escrevia aos seus colaboradores leigos: 'Nós precisamos desta união íntima com Deus na nossa vida cotidiana. E como poderemos obtê-la? Através da oração."É sobre está admirável figura que o filme italiano Madre Teresa de Calcutá se dispõe a tratar. Todavia, desaponta, e muito.