Pintura Japonesa de São Miguel Arcanjo |
“Aonde se encontra a imagem de Santa Maria?”
No altar lateral, à direita de quem adentra a catedral de Urakami, na cidade de Nagasaki, Japão, se encontra uma imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus. É obra de um artista chamado Rafael feita em 1860. Embora possa não ser grande o seu valor artístico, é imensa a sua importância histórica.
Dentre os visitantes da catedral havia agricultores Cristãos da Vila de Urakami que sob a perseguição de 250 anos persistiram na transmissão da fé por 7 gerações. E eles viram essa imagem...
O boato de que no "templo francês" se encontrava "Santa Maria” se espalhou de boca em boca naquela Vila de Urakami, fazendo estremecer muitos corações.
“Se a Santa Maria se encontra ali, o estrangeiro que mora ali é sem dúvida o senhor ‘padere’ (padre)”.
Passaram sete gerações conforme a profecia de Bastião e todos recordaram que uma das três maneiras de se identificar um sacerdote Católico era a “Veneração à Santa Maria”.
Passaram sete gerações conforme a profecia de Bastião e todos recordaram que uma das três maneiras de se identificar um sacerdote Católico era a “Veneração à Santa Maria”.
“Quero ir ao templo francês para me encontrar com o senhor padre” afirmou resoluta a usualmente tímida parteira Isabelina Yuri (que mais tarde adotou o sobrenome de Sugimoto) de 52 anos que morava em Hamaguchi. Os mais idosos preferiam manter a cautela. A repressão iniciada há 9 anos (1856) denominada “Urakami Sanban Kuzure” (Terceira Queda de Urakami) fizera vários mártires, inclusive Kichizo Ogata, e a sociedade religiosa clandestina estava à beira do colapso. Mesmo dentre aqueles que foram libertados, muitos estavam presos ao leito por causa das torturas recebidas.