segunda-feira, 29 de junho de 2015

Romero – "Pastor zeloso e venerável"


Se têm uma coisa que os filhos de Deus fazem é incomodar, em um mundo rodeado de injustiças e pecados, é dever da Igreja gritar contra o mal e defender a Verdade, a Justiça e a Vida; e isto sempre acaba incomodando alguns figurões.

Podemos dizer que (Beato) Dom Oscar Romero incomodou muita gente.

O filme Romero (de 1989) conta a história deste Beato.

domingo, 28 de junho de 2015

O significado da Missa - Dom Fulton Sheen



Nesta pregação, ao mesmo tempo profunda e didática, D. Fulton Sheen fala sobre os "três atos" que compõem a missa e a função de cada um deles na reencenação ritual da morte de Cristo, e nos ensina, ainda, como participar desse ritual de modo que o nosso encontro com Cristo na Eucaristia seja, de fato, verdadeiro.

sábado, 27 de junho de 2015

Trechos e Citações: Padre Quadrupani (#02)


A segunda parte de destaques do livro Direção para viver Cristãmente, escrito em 1905, pelo Padre Quadrupani
Se não leu a postagem anterior com os primeiros destaques, clique aqui.
Para baixar gratuitamente o livro em .pdf, clique aqui

Amizade 

“Aquelles pois, cujos costumes forem dissolutos aquelle que vos der maus conselhos ou que applauda o que é reprehensivel e vicioso, não é vosso amigo, é um traidor.” 

"(...) antes de escolherdes definitivamente um amigo, empregae os três meios que o grande Orador Romano indica e que Santo Agostinho approva: 1. Examinae se a pessoa tem as qualidades que a verdadeira amizade exige. 2. Submettei-a a prova dos fatos, especialmente áquelles que dizzem respeito aos seus interesses. 3. Depois d´isto podeis escolhel-a para vosso amigo, mas ficae sempre na persuasão de que um verdadeiro amigo é a cousa mais rara deste mundo, e que aquelles que se vangloriam de o ter facilmente achado, enganam-se e não sabem distinguir os verdadeiros dos falsos amigos." 

Tu és Pedro! - Dom Henrique Soares

Tu és Pedro! 
por Dom Henrique Soares (via Facebook)


Na Solenidade de São Pedro e São Paulo, a Igreja dispersa pelo mundo inteiro une-se à Igreja de Deus que está em Roma para celebrar a solene comemoração do martírio dos dois santos Apóstolos, que deram seu último e pleno testemunho de Cristo, derramando seu sangue em Roma.
Esta celebração em honra dos Santos Apóstolos dá-nos a oportunidade para recordar a missão do Sucessor de Pedro na Igreja de Cristo.

O Papa, como vigário de Cristo e Sucessor de Pedro na Igreja, é o sinal visível da comunhão de todos os discípulos do Senhor na mesma fé e na mesma caridade, de modo que, com ele, todos cristãos, os fiéis e os pastores, devem estar em comunhão plena, sincera, leal e visível.
É importante compreender que tal comunhão não significa simpatia ou concordância com todas as suas ideias pessoais. É algo muito mais profundo: trata-se de uma sincera e respeitosa atitude de fé, que faz o verdadeiro católico ter consciência que sucessor de Pedro é aquele que a providência divina colocou à frente da Igreja de Cristo e, como pastor e sinal visível da unidade, é necessário estar em comunhão na mesma fé católica da qual ele é o primeiro guardião, juntamente com o Colégio Episcopal.

Do mesmo modo, todas as Igrejas locais, isto é, todas as dioceses, devem estar em comunhão com a Igreja de Pedro, que é a Igreja (diocese) de Roma, que tem o Papa como seu Bispo.
Foi em Roma que Pedro, que era o Bispo daquela Igreja, deu o seu último e decisivo testemunho de Cristo, por volta do ano 64 da nossa era, derramando seu sangue pelo Senhor, cravado, também ele, numa cruz.

É comovente: o majestoso altar no qual o Papa celebra as Missas mais solenes na Basílica de São Pedro, é chamado Altar da Confissão. Ali, bem ali, metros abaixo, está sepultado Pedro! Ali, o Apóstolo confessou de modo perfeito, com seu sangue, que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus!

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Obsolescência Programada



Já teve a sensação de que os produtos duram cada vez menos? 

Que ninguém mais conserta suas bugigangas velhas, pois pela análise de custo compensa comprar um novo, e que este novo produto dura cada vez menos tempo em relação ao antigo? 

E se eu lhe disser que isto não é apenas uma sensação, que as coisas foram desenhadas para durar menos, para alimentar um sistema de consumo infinito? Se eu lhe contar que, podendo fazer um produto de qualidade e de longa duração, as industrias preferem fazer produtos de qualidade inferior para que você sempre esteja sempre consumindo? 

terça-feira, 23 de junho de 2015

O Anticristo, mais presente do que imaginamos - Dom Henrique Soares

por Dom Henrique Soares (via Facebook)

Vladimir Soloviev
Caro Amigo, ofereço-lhe estas reflexões, que faço baseadas num belo texto do jornalista André Monda sobre Vladimir Soloviev (1853-1900), aparecido no L’Osservatore Romano de 8 de março de 2008. Ei-las:

No seu "Breve Conto sobre o Anticristo", Soloviev narra sobre um homem dotado de virtudes extraordinárias: um grande progressista, humanista, pacifista, ecumenista e espiritualista, que consegue reunir e pacificar definitivamente a humanidade e sabe também proporcionar a unidade aos cristãos divididos por séculos de separações e cismas. Porém, a sua obra é impedida e no final derrotada, porque esta personagem é desmascarada como o Anticristo graças à resistência de um núcleo irredutível de cristãos, que não aceitam negociar sua fé em favor de idéias bonitas nem sacrificar no altar do conformismo, do irenismo, de certo ecumenismo, a simples certeza da adesão a Cristo.

domingo, 21 de junho de 2015

Laudato si' (Encíclica, Podcast, Vídeo Humorístico)


Na última quinta-feira (18), foi lançada oficialmente a nova encíclica do Santo Padre, o Papa Francisco: Laudato si' - Sobre o Cuidado da Casa Comum. Você pode encontrar a encíclica completa no site do Vaticano.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Trechos e Citações: Padre Quadrupani (#01)



Em nossa vida cotidiana estamos expostos a diversas situações onde nosso agir pode determinar uma ação virtuosa ou viciosa, ações que contribuem ora para ordem ora para o caos. Neste belo livro (Direção para viver Cristãmente), escrito em 1905, o Padre Quadrupani nos dá importantes conselhos de como proceder em tais situações. Depois de sua longa experiência como diretor espiritual, Quadrupani trás alguns conselhos para a vivencia da vida cotidiana, bebidas diretamente na fonte pura do Evangelho e na Sã Doutrina; conselhos para se viver de modo mais cristão e virtuoso.

Abaixo selecionei alguns trechos do livro que mais me chamaram atenção, você pode encontrar o livro inteiro em .pdf gratuitamente por aqui.

O Heresiarca Lutero

Blood Money