Em nossa vida cotidiana estamos expostos a diversas situações onde nosso agir pode determinar uma ação virtuosa ou viciosa, ações que contribuem ora para ordem ora para o caos. Neste belo livro (Direção para viver Cristãmente), escrito em 1905, o Padre Quadrupani nos dá importantes conselhos de como proceder em tais situações. Depois de sua longa experiência como diretor espiritual, Quadrupani trás alguns conselhos para a vivencia da vida cotidiana, bebidas diretamente na fonte pura do Evangelho e na Sã Doutrina; conselhos para se viver de modo mais cristão e virtuoso.
Abaixo selecionei alguns trechos do livro que mais me chamaram atenção, você pode encontrar o livro inteiro em .pdf gratuitamente por aqui.
Virtude
“A virtude como já dissemos no principio desse livro com Santo Agostinho, não é outra coisa se não a ordem: logo, aquilo que não é bem ordenado não é virtude”
“As virtudes respeitam-se mutuamente e dão-se as mãos; nenhuma exige o que é devido a outra”
Esmola
“É mister que aquele que tem muito dê muito; que o que têm pouco dê pouco; e que aquele que nada tem possua ao menos o desejo da dar”
Linguagem e Conversações
“(...)Aquelle que tiver a língua imunda e obscena nos discursos, não póde ter o coração puro nos afetos”
“Fazer aos outros o que desejamos que nos façam, e não fazer-lhes o que nos desagradaria se nol-o fizessem, eis ahi o laço de todas as relações e o motor de toda a conversação”
O agir na família
“E´necessario não ser demasiadamente severo para com os filhos, com receio de lhes acabrunhar o espirito e irrital-os sem motivo; mas é necessário também não ser demasiadamente brando e condescendente, como medo de os tornar audaciosos e independentes.
Heli foi condenado por Deus por ter sido demasiadamente fraco em corrigir os excessos de seus filhos”
“Deve finalmente o pae de família dar um regulamento que marque as horas de comida, de occuupações, de conversação; o dinheiro que se deve gastar, e todas as outras cousas que dizem respeito aos negócios da casa. Sem regulamento não há ordem, e sem ordem é impossível manter por muito tempo a paz domestica, que todos tao ardentemente desejam, mas que mui poucos querem comprar com os sacrifícios que ella exige.”
“As maiores desgraças que a família, a pátria e o estado teem sofrido, partiram de homens de grande gênio, mas dúm coração depravado”
Nota: Os textos foram citados de modo como se encontravam no livro, as diferenças gramaticais presentes são devidas não a erros de ortografia, mas ao contraste entre a gramatica de hoje, e a gramatica da época.
Referências: Direção para viver Cristãmente - Padre Quadrupani