sábado, 27 de junho de 2015

Trechos e Citações: Padre Quadrupani (#02)


A segunda parte de destaques do livro Direção para viver Cristãmente, escrito em 1905, pelo Padre Quadrupani
Se não leu a postagem anterior com os primeiros destaques, clique aqui.
Para baixar gratuitamente o livro em .pdf, clique aqui

Amizade 

“Aquelles pois, cujos costumes forem dissolutos aquelle que vos der maus conselhos ou que applauda o que é reprehensivel e vicioso, não é vosso amigo, é um traidor.” 

"(...) antes de escolherdes definitivamente um amigo, empregae os três meios que o grande Orador Romano indica e que Santo Agostinho approva: 1. Examinae se a pessoa tem as qualidades que a verdadeira amizade exige. 2. Submettei-a a prova dos fatos, especialmente áquelles que dizzem respeito aos seus interesses. 3. Depois d´isto podeis escolhel-a para vosso amigo, mas ficae sempre na persuasão de que um verdadeiro amigo é a cousa mais rara deste mundo, e que aquelles que se vangloriam de o ter facilmente achado, enganam-se e não sabem distinguir os verdadeiros dos falsos amigos." 


A Bíblia Sagrada

"Não vos esqueçaes, tambem, dos livros divinos, isto é, das Santas Escripturas, que nos foram explicadas por tantos escriptores illustres e piedosos. Assim como seria vergonhoso para um medico ignorar  os livros mais elementares da sua arte, e para um jurisconsulto não conhecer o codigo das leis, assim tambem seria vergonhoso para um christão ignorar o livro de Nosso Senhor Jesus Christo, e para um fiel não conhecer o livro da sua fé, livro donde os philosophos pagãos de maior nomeada tiravam preceito que lhes mereciam a estima do mundo e sobre o qual os christãos dos primeiros séculos fizeram tantos estudos que não só os 
homens de letras, mas aquelles mesmo da classe pobre, como os artistas elavradores, tinham grande 
parte delles na memória, e repetiam as maximas celestiaes com uma santa alegria. A leitura d ’este livro divino esclarecerá o vosso coração e occupar-vos-á santamente." 

Recreação e Divertimentos 

"Para que a recreação seja licita e virtuosa, deve ter três condições, a saber: 1. honesta em sua natureza ; 2. ordenada no seu fim ; 3. moderada na sua duração." 

"Procurar o prazer só pelo prazer, o divertimento pelo divertimento, é isto uma opinião condemnada pelos soberanos Pontífices; os divertimentos não devem ter outro fim senão recrear o espirito e o corpo fatigados." 

"O moralista, citado e approvado por S. Thomaz, diz que poucos divertimentos bastam na vida do homem, como pouco sal basta para temperar as comidas." 

"Os divertimentos são como os alimentos; uns precisam mais, outro menos." 

Do vestir 

"Podem-se estabelecer a este respeito quatro regras principaes: 1. O vestuário deve ser proporcionado ao nascimento e gerarchia de cada um ; 2. aos seus meios; 3. á idade em que cada um se acha ; 4. ao estado de viuvo, casado ou solteiro. Assim Santo Agostinho reprehendeu uma mulher casada, que queria vestir-se de preto como se fosse uma religiosa." 

As Paixões Humanas

"E’ um erro julgar-se que as paixões humanas são um mal; quando, pelo contrario, dirigidas com prudência, são os instrumentos de grandes virtudes. O meio de bem as dirigir é a mortificação; o leme governa o navio, o freio dirige o cavallo, e a mortificação rege e guia as paixões do homem."

Cada um segundo o seu estado 

"Ponde o maior cuidado em aperfeiçoar-vos nos deveres do vosso estado, afim de que sejam cumpridos com a mais sublime sanctidade. Como foi que Santo Agostinho mereceu ser collocado na ordem dos Santos? Porque sendo bispo, cumpriu dignamente os deveres do episcopado. E S.Luiz, rei de França? Porque sentado no throno, cumpriu dignamente os deveres da realeza. O mesmo se pode dizer a respeito de todos os outros heroes do christianismo. 
E’ essa a razão porque S.Paulo quer que cada um se aperfeiçoe segundo a sua vocação."

"Na creação, mandou Deus que todas as plantas produzissem fructos, mas cada uma segundo a sua especie (...) e por isso as diversas plantas produzem differentes frutos, cada planta mystica, imagem da alma, deve produzir fructos de santidade; mas cada uma segundo a sua especie, isto é, segundo o seu estado: assim Elias no deserto e David sobre o throno foram piedosos e santos d ’um modo differente. Lição importante para aquelles que no meio do seculo querem viver como no claustro, e no seio da côrte como no deserto! Os fructos são excellentes em si mesmos, mas não em relação com a arvore que os produz."

A Tristeza 

"E’ necessário além d ’isso evitar a tristeza, que S. Francisco de Sales chamava com razão um rigoroso inverno, que despoja a alma de toda a sua belleza, e que a lança num estado de escura abstracção, privando as faculdades mais activas de toda a sua força."

O Heresiarca Lutero

Blood Money