Se têm uma coisa que os filhos de Deus fazem é incomodar, em um mundo rodeado de injustiças e pecados, é dever da Igreja gritar contra o mal e defender a Verdade, a Justiça e a Vida; e isto sempre acaba incomodando alguns figurões.
Podemos dizer que (Beato) Dom Oscar Romero incomodou muita gente.
O filme Romero (de 1989) conta a história deste Beato.
Conforme o tempo passa, a instabilidade política se torna cada vez maior, e o governo avança numa repressão injusta e violenta contra todos os seus adversários políticos, passando a matar civis sem julgamentos, torturar, e perseguir padres, ao mesmo tempo tentando instrumentalizar a Igreja para que ela se cale. Dom Oscar Romero, recusa-se a jogar o jogo do governo, e toma seu lugar junto aos pobres e perseguidos, lembrando aos cristãos sobre seu dever de lutar pela justiça, condenando firmemente os atos tirânicos do governo salvadorenho, sem contudo cair da armadilha das ideologias marxistas.
Veja o trailler:
Gostei bastante do filme, ele deixa bem claro as tiranias do governo de El Salvador da época, e a futilidade da elite local (a cena em que uma mulher se recusa a batizar seu filho em um batizado coletivo junto com os pobres é marcante). Outro fato que o filme deixou bem claro é como a opção preferencial pelos pobres está na raiz do Evangelho, e não é preciso cair em ideologias mundanas para viver a radicalidade dessa opção, são várias as cenas em que Dom Romero condena os guerrilheiros que se envolveram na luta armada, e caíram nos delírios marxistas.
Em minha avaliação, dou nota máxima ao filme:
★★★★★
...
Que o Beato Dom Romero rogue por nós nestes tempos, para que a Igreja esteja atenta a voz dos pobres e sofridos, e também, para que os católicos não sacrifiquem sua fé as ideologias mundanas.
Beato Dom Romero, rogai por nós!