domingo, 9 de agosto de 2015

As Duas Cruzes: A história de Titus Brandsma

O filme "As Duas Cruzes", de 1999 é uma adaptação cinematográfica que conta a história da perseguição e martírio do Beato Carmelita Titus Brandsma.

Frei Tito (como também era conhecido) exercia a função de assistente-eclesiástico dos jornalistas católicos, quando Alemanha Nazista ocupou sua pátria. Durante a ocupação nazista, Titus opôs-se a esta perversa ideologia, denunciava a perseguição aos judeus, e exortava os jornais católicos a não se renderem ao nazismo. Por fim, Frei Tito foi preso pela Gestapo em janeiro de 1942, e após sua passagem por vários cárceres, foi condenado ao campo de concentração de Dachau, onde foi morto com uma injeção de ácido fênico.


Em 3 de Novembro de 1985 foi beatificado pelo então Papa (São) João Paulo II. Sua festa passou a ser celebrada no dia 27 de julho.




O filme foi dirigido de modo a ressaltar o aspecto "humano”, vemos Frei Tito com toda a sua humanidade e fragilidade, sofrendo as perseguições e crueldades nazistas; vemos os pecados de Elizabeth, que ora se deita com seu amado Jonh (sem estar casada....), ora se envolve em um romance adúltero com um oficial nazista, afim de tentar salvar Titus. Até a humanidade dos nazistas é ressaltada (Normalmente preferimos acreditar que estes eram monstros perturbados desde o nascimento, porém, o filme mostra seguindo a linha de raciocínio da filósofa Hannah Arendt que estes eram seres humanos como nós, com família, filhos sonhos e paixões; tal abordagem, longe de minimizar os feitos terríveis desta ideologia, nos trás um alerta, um alerta de que se não tomarmos cuidado, e vigiarmos, podemos acabar como os alemães apoiando um regime terrível como aquele).


Há muitas cenas chocantes no filme, como quando um dos algozes de Titus no campo de concentração vai até ele para se confessar, ou a cena final, em que diz o Frei que ele por um momento fraquejou, e aceitara um acordo com os nazistas, sendo por fim enganado.


A grande mensagem do filme é que somos todos frágeis e pecadores mas, que na fé encontramos a força que precisamos.

Agora que já contei um pouco do filme, vamos a minha avaliação:

★★★

Foi um bom filme sem dúvida, todavia, para um filme católico esperava mais. O filme ressaltou demais o aspecto pecador do homem, com personagens se envolvendo em adultérios, cenas (comportadas) de estupro, e coisas do tipo; e não deu a devida atenção espiritualidade do Frei Titus. Mas, o que mais me incomodou foi o final confuso: um dos lideres da SS diz que não conseguiu dobrar o Pe. Titus a fazer um acordo, e que ele perdera a batalha. Na cena seguinte, o Pe. diz que fraquejou e fez um acordo? Afinal, o que houve?

De todo o modo, é um bom filme se comparado com o que hoje circula em nossas telas, além de ser um bom anzol, que nos instiga a procurar saber mais sobre este beato católico, que tanto sofreu por sua fé.

Abaixo você encontra o filme completo dublado:

O Heresiarca Lutero

Blood Money