segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Terra de Santa Cruz #01 - Santuário Nossa Senhora da Piedade

Inauguramos hoje no blog a série Terra de Santa Cruz, nela apresentaremos um pouco mais sobre a tradição católica neste nosso Brasil: as festas populares, as principais devoções, os principais pontos de peregrinação e etc.

Nesta primeira postagem, segue um texto do nosso colaborador Diogo Souza sobre o Santuário Nossa Senhora da Piedade.

...


O Santuário Nossa Senhora da Piedade é mais um dos pontos de atração turística natural e histórico da devoção católica pelo Brasil, localizado no município de Caeté há cerca de 46 Km da capital mineira em uma paisagem natural de tirar o fôlego de 1.746 metros de altitude, o cenário é a Serra da Piedade, ainda no início da cadeia montanhosa do Espinhaço (Serra do Espinhaço a “cordilheira brasileira” região enraizada na historiografia colonial do Brasil.

A ermida da padroeira foi construída por volta do século XVIII, pelo fidalgo português Antônio da Silva Bracarena com propósito para peregrinações e recolhimento. Sua arquitetura rudimentar atraiu inúmeros romeiros e eremitas, em 1856 o frei Luís de Ravena retomou as obras ampliando a capela, julgada pequena pelo número de fiéis que acolhia para celebrações religiosas, em seu interior encontra-se a imagem de Nossa Senhora das Dores a qual atribuem a Aleijadinho o feito (não confirmado). No dia 20 de novembro de 1958, atendendo ao pedido dos bispos de Minas Gerais e o governador Dr. José Francisco Bias Forte,como Arcebispo Metropolitano da capital mineira Dom Antônio do Santos Cabral,e seu arcebispo Coadjutor e Administrador Apostólico Dom João Resende Costa,pelas letras Apostólicas “Haeret Animis” o papa João XXIII decreta a Santíssima Virgem Maria padroeira do estado de Minas Gerais.

Em 1974 iniciou-se a construção da Igreja Nova das Romarias com projeto do arquiteto carioca Alcides da Rocha Miranda, construção moderna feita para abrigar os romeiros, a edificação possui 2.118,00 m², divididos em quatro ambientes contíguos, mas funcionalmente independentes, encontra-se também no espaço o Caminho das Dores de Maria, A cripta São José, Casas dos Peregrinos Dom Silvério ,Espaço Dom João Resende Costa(Restaurante), Espaço Padre Vírgilo Resi (Lanchonete e cafeteria) a Via Sacra e o Calvário moldada em ferro nodular, encontra-se de frente a Ermida, também uma Biblioteca que será disponibilizado ao público, já catalogados em 12 mil exemplares para integrar ao projeto Centro Cultural João Paulo ll. O espaço ainda abriga o Observatório Astronômico Frei Rosário mantido pela UFMG aberto aos visitantes no primeiro sábado de cada mês. Venerada há mais de dois séculos há qual se remete a história do desbravamento do próprio estado de Minas Gerais, em 2017 completa-se 250 anos do Santuário Nossa Senhora da Piedade,onde cada fiel e convocado a refletir sobre a vida,inspirado pelas belezas naturais e o Santuário da Padroeira de Minas.




Você pode ver mais algumas fotos deste belíssimo Santuário clicando aqui.

- Diogo Souza

O Heresiarca Lutero

Blood Money