quinta-feira, 7 de maio de 2015

O Doador de Memórias: O preço da utopia

O Doador de Memórias (2014), é um filme baseado na série de livros "O Doador" de Lois Lowry. O filme conta a história de uma sociedade distópica criada após uma terceira guerra mundial, nessa sociedade, com o intuito de abolir todo tipo de sofrimento e dor, quaisquer coisas que diferenciam as pessoas foram abolidas. Desde diferenças culturais e idiomáticas, a família, religião, cores e emoções, tudo foi abolido afim de manter o "admirável mundo novo”.  Mesmo a história é desconhecida de quase todos, com a exceção de um único indivíduo, escolhido para ser o guardião das memórias da sociedade, e dar conselhos aos anciões que dirigem esse complexo sistema.Mas, na trama, o novo guardião das memórias, resolve questionar o establishment da nova sociedade, e daí a história se desenvolve.


Veja o trailer abaixo:



Eu gostei do filme, trata bem da dinâmica de grupos; Lois Lowry escreveu o roteiro dirigido a um publico infantil (talvez por isso, a relativa simplicidade no que concerne a força coercitiva da sociedade distópica), mas penso que o roteiro é meio forte para crianças, sendo indicado mais para adolescentes.

Vamos agora a avaliação:

★★★★

Não dei nota 5 porque achei esse governo mundial distópico meio fraquinho se comparado com outras obras de ficção, e o protagonista pouco carismático, talvez seja pedir de mais para uma obra voltada para crianças mas, para mim, deixou a desejar nestes dois aspectos.

O Heresiarca Lutero

Blood Money