terça-feira, 14 de julho de 2015

As lições de Francisco - Dom Milton Kenan Júnior

As lições de Francisco
Dom Milton Kenan Júnior (www.diocesedebarretos.com.br)



Na semana passada acompanhamos com grande alegria a visita do Papa Francisco a três países latino-americanos: Equador, Bolívia e Paraguai.

Pudemos rever imagens cheias de emoção com a presença do papa latino-americano entre o povo deste Continente intitulado “da esperança”. Podemos dizer que o pastor com “cheiro de ovelhas” atrai em torno a si o grandioso rebanho de fiéis que escutam e reconhecem a voz do seu verdadeiro pastor!

Entre as muitas lições que deixou aos que o ouviram e o acompanharam durante estes dias, o papa disse aos sacerdotes, religiosos e seminaristas reunidos em Santa Cruz de La Sierra: “Não somos testemunhas de uma ideologia, uma receita, uma forma de fazer teologia. Somos testemunhas do amor sanador e misericordioso de Jesus”.

Um dos momentos mais importantes da viagem foi o encontro do pontífice com os movimentos populares. Francisco falou da necessidade de uma mudança estrutural que o mundo precisa passar: “Queremos uma mudança, uma mudança real, uma mudança de estruturas. Este sistema é insuportável: não o suportam os camponeses, não o suportam os trabalhadores, não o suportam as comunidades, não o suportam os povos... E nem sequer o suporta a Terra, a irmã Mãe Terra, como dizia São Francisco”.

Francisco ainda disse que “a globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres, deve substituir esta globalização da exclusão e da indiferença”.

Na verdade, disse o Papa Francisco que “quando a avidez do dinheiro domina todo o sistema socioeconômico, arruína a sociedade, condena o homem, transforma-o em escravo, destrói a fraternidade inter-humana, faz lutar povo contra povo e até, como vemos, põe em risco esta nossa casa comum, a irmã e mãe terra”.

Concluo, com uma palavra de Francisco que ressoa como uma tarefa a ser cumprida por todos os que reconhecem na sua voz, a voz do bom pastor: “A Bíblia lembra-nos que Deus escuta o clamor do seu povo e também eu quero voltar a unir a minha voz à vossa: os famosos três “Ts”: terra, teto e trabalho para todos os nossos irmãos e irmãs. Disse-o e repito: são direitos sagrados. Vale a pena, vale a pena lutar por eles. Que o clamor dos excluídos seja escutado na América Latina e em toda a terra”.

O Heresiarca Lutero

Blood Money