domingo, 11 de outubro de 2015

Literatura Católica (Ficção): O Senhor do Mundo - Robert Hugh Benson


Costumo sempre acompanhar as notícias a respeito do pontificado do Papa Francisco através internet e, lembro-me que por duas ou três vezes recomendou o Papa energicamente a leitura do livro: O Senhor do Mundo, de Robert Hugh Benson. Tão logo tomei conhecimento, fiquei curioso a respeito do livro, todavia, só recentemente tive a oportunidade de compra-lo e ler está magnifica obra.

Sem a menor dúvida Benson é um escritor fantástico. O roteiro de O Senhor do Mundo é realmente desconcertante, frente aos fatos descritos no livro qualquer drama histórico que vivemos até os dias de hoje parecem fichinha.

A história narra o advento do anti-cristo, e o confronto final entre a Igreja e a Cidade do Homem.

O autor (como bom padre) domina muito bem o simbolismo Bíblico, dotando de imensa profundidade cada mínima cena da narrativa.
Outro fato interessante é que Benson e foi capaz de prever vários fatos dos tempos presentes, o livro fora escrito antes da primeira guerra, e chegou prever a ascensão do secularismo, a aviação moderna bem como a bomba nuclear e o chamado aquecimento global.

A narrativa prossegue ora em ritmo lento, ora extremamente acelerado, e nós é contada alternadamente, vezes pelos olhos do Padre Percy Franklin, vezes pelo casal Brand.

No livro, a religião do anti-cristo consiste na divinização do homem, sua lei: o darwinismo, seu deus o homem, não enquanto indivíduo mas, enquanto espécie, enquanto coletividade, enquanto "humanidade", e Julian Felsenburgh seu enigmático líder, aquele que levou a "paz" a humanidade, unindo o mundo sob um estandarte comum, sob uma religião comum, não fosse os "católicos intolerantes".

Bom, já falei demais.
Neste link você encontra uma análise mais completa a respeito da obra. (contém spoliers!!!)
E por aqui, pode adquiri-la.

O Heresiarca Lutero

Blood Money