domingo, 29 de novembro de 2015

Madre Teresa de Calcutá: Uma personalidade admirável, um filme medíocre

A Beata Madre Teresa de Calcutá foi uma figura que marcou o século XX. Fundadora das Missionárias da Caridade, destacou-se pela sua obras de caridade em auxílio dos pobres, famintos, moribundos e necessitados na Índia e em todo o mundo.

Papa Bento XVI , em sua encíclica a Deus caritas est, chegou a citar Madre Teresa como exemplo de pessoa de oração e ao mesmo tempo de fé operativa:
"A piedade não afrouxa a luta contra a pobreza ou mesmo contra a miséria do próximo. A beata Teresa de Calcutá é um exemplo evidentíssimo do fato que o tempo dedicado a Deus na oração não só não lesa a eficácia nem a operosidade do amor ao próximo, mas é realmente a sua fonte inexaurível. Na sua carta para a Quaresma de 1996, essa beata escrevia aos seus colaboradores leigos: 'Nós precisamos desta união íntima com Deus na nossa vida cotidiana. E como poderemos obtê-la? Através da oração."
É sobre está admirável figura que o filme italiano Madre Teresa de Calcutá se dispõe a tratar. Todavia, desaponta, e muito.

O filme conta a história da fundação das Missionárias da Caridade por Madre Teresa, e dos obstáculos enfrentados (na sociedade indiana e dentro do próprio clero) além das calúnias midiáticas que sofreu. Todavia o filme é monótono, o diretor não conseguiu dar aquele tempero do inesperado na trama, tampouco explorar toda a profundidade da personalidade de Madre Teresa.

Outro aspecto negativo, é o fato do filme querer "adocicar" Madre Teresa, mostrando-a como uma humanitária, ao gosto do mundo. São dados destaques a um suposto progressismo de Madre Teresa (principalmente certo ecumenismo), o diretor esquece-se propositalmente de demonstrar a firmeza da beata em defender a fé católica, a ponto de resistir a algumas mudanças promovidas pelo CVII, e lutar arduamente contra o aborto e o divórcio em muitos dos países por onde passou.

Outro ponto que não é mostrado é a relação entre a religião hindu e a pobreza na Índia. Nada é falado sobre as castas de intocáveis, por exemplo.

Entre os aspectos positivos do filme, pode-se citar a fotografia e a alta qualidade das imagens.

Por tudo isso, e levando em conta as demais avaliações no Complexo Galaad, classifico o filme com apenas duas estrelas.

★★


Você pode conferir o filme completo logo abaixo:

O Heresiarca Lutero

Blood Money