quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Homem Correto (?) - Mons. de Ségur


Sem a confissão, dificilmente você será um homem correto. Em todo caso, é absolutamente impossível ser ‘cristão’ sem se confessar. Ora, todos nós somos obrigados a ser cristãos e homens corretos.

Saiba que não é grande coisa ser o que o mundo denomina “homem correto”. De cem indivíduos escolhidos ao acaso, pelo menos 95 serão homens corretos, isto é, 95 indivíduos que nunca mataram, nunca roubaram de forma grave nem foram presos e que, segundo as leis do país, são considerados pessoas exemplares.

Mas entre um pouco na vida íntima e na consciência desses 95 homens corretos; quantos oram a Deus, obedecem aos mandamentos, e cumprem o primeiro dentre todos os deveres do homem nesta terra? Quantos você encontrará que possuem o hábito de blasfemar, jurar, violar a lei sagrada do domingo e convencer os outros a violarem também; hábito de faltar com os mais importantes deveres de família, serem insuportáveis em casa, irritar-se com qualquer coisa, encolerizar-se e se vingarem! Quantos cometem desordens gravíssimas contra os bons modos – adultérios, infâmias de todo o tipo – que lhes cobririam de vergonha se fossem conhecidas! Quantos não haverá que, sem roubar às claras, roubam assim mesmo, graças a falsos escapes de consciência e às tentações que o comércio apresenta? Nada disso os impede de integrar o número das pessoas corretas, de serem considerados e vistos por todos e por si mesmos como pessoas corretas!… E você acredita que essa gente é correta aos olhos do Bom Deus? Acredita que a confissão não é feita para eles? Ora bolas! É precisamente para eles que ela é feita. “Só existe um freio para os crimes ocultos: a confissão”, dizia Voltaire. Não só eu quem diz, é Voltaire, “homem correto” de primeira classe.

Logo, o homem correto do mundo é uma presa perfeita para o confessionário; presa de primeira qualidade, toda perfumada de orgulho e presunção; presa de consciência cega e couro duro, que só a munição de um bom confessor pode abater!

Ó homem correto, meu amigo, que nunca fez mal, vá sem medo; o confessor abrirá os seus olhos e o fará enxergar o que você realmente é e o que não é. Você acha que é uma pomba branca, mas após se ver no espelho de um fiel exame de consciência, ficará bastante surpreso ao ver que é um corvo.

- Monsenhor de Ségur  
A Confissão 

O Heresiarca Lutero

Blood Money